No ultimo sábado, dia 9 de outubro, aconteceu a vacinação antirrábica para os cachorros e gatos do município de cuité de Mamanguape.A princípio, todo cachorro e gato, sem exceção, precisa tomar uma série de vacinas desde os primeiros meses de vida. Entre elas, a vacina antirrábica, capaz de conter o vírus da raiva.A vacina contra raiva tem um papel mais que fundamental na vida de todos (todos mesmo). Isso porque ela garante imunidade para o pet que tomou, à família humana dele e a todas as pessoas e animais que ele tem ou terá contato no decorrer da vida. Vacina antirrábica: o que é?A princípio, a vacina antirrábica nada mais é do que a única maneira de prevenir que o seu cachorro ou gato pegue raiva. Isso mesmo, não existe outra forma de prevenção à zoonose que acomete todos os mamíferos.Aliás, a raiva é uma doença viral extremamente perigosa e fatal em praticamente 100% dos casos em cães e gatos. Então, dificilmente um pet sobreviverá após apresentar os sintomas.Quando tomar vacina antirrábica?O ideal é que os filhotes tomem a primeira dose da vacina antirrábica logo aos quatro meses de vida. Posteriormente, eles devem receber o reforço do imunizante anualmente.Em outras palavras, todos os anos você deve levar o seu pet para tomar a vacina contra a raiva. Aliás, vale destacar que é fundamental aplicar a vacina no tempo certo para que haja o resultado esperado. A vacina antirrábica é obrigatória?Sim, a vacina contra raiva é obrigatória por Lei em todo o território nacional. Ou seja, você é obrigado a imunizar o seu pet todos os anos. Essa é a forma encontrada pelas autoridades para garantir o controle da raiva em animais domésticos e, consequentemente, em humanos.Por ser obrigatória, as Prefeituras fazem todo ano campanhas de vacinação contra a raiva. Então, fique sempre atento aos canais de comunicação da Prefeitura de seu Município. Mas caso queira que o seu pet tome a vacina em casa, você também pode solicitar o serviço de vacinação a domicílio. Vacina contra raiva: efeitos colateraisEmbora a vacina da raiva seja fundamental para a saúde dos pets, em alguns casos podem ocorrer efeitos colaterais horas depois do imunizante ser aplicado.Os principais efeitos colaterais da vacina antirrábica são:Salivação excessivaSonolênciaApatiaCoceirasInchaço na região da aplicaçãoFebreQueda de pelo no local da aplicaçãoDores no corpoGeralmente, os efeitos colaterais da vacina antirrábica aparecem em até seis horas após a imunização. Mas, calma, caso o seu cachorro ou gato sofra com algum, isso não significa que ele não está imunizado, apenas que o organismo dele está tendo problemas para lidar com o imunizante.Em casos mais sérios nos quais os pets apresentam alguns sintomas como tremores, edema, vômitos e até convulsão, o indicado é levá-lo imediatamente para o médico veterinário. Fonte: www.petlove.com.brInstagram
No ultimo sábado, dia 9 de outubro, aconteceu a vacinação antirrábica para os cachorros e gatos do município de cuité de Mamanguape.
A princípio, todo cachorro e gato, sem exceção, precisa tomar uma série de vacinas desde os primeiros meses de vida. Entre elas, a vacina antirrábica, capaz de conter o vírus da raiva.
A vacina contra raiva tem um papel mais que fundamental na vida de todos (todos mesmo). Isso porque ela garante imunidade para o pet que tomou, à família humana dele e a todas as pessoas e animais que ele tem ou terá contato no decorrer da vida.
Vacina antirrábica: o que é?
A princípio, a vacina antirrábica nada mais é do que a única maneira de prevenir que o seu cachorro ou gato pegue raiva. Isso mesmo, não existe outra forma de prevenção à zoonose que acomete todos os mamíferos.
Aliás, a raiva é uma doença viral extremamente perigosa e fatal em praticamente 100% dos casos em cães e gatos. Então, dificilmente um pet sobreviverá após apresentar os sintomas.
Quando tomar vacina antirrábica?
O ideal é que os filhotes tomem a primeira dose da vacina antirrábica logo aos quatro meses de vida. Posteriormente, eles devem receber o reforço do imunizante anualmente.
Em outras palavras, todos os anos você deve levar o seu pet para tomar a vacina contra a raiva. Aliás, vale destacar que é fundamental aplicar a vacina no tempo certo para que haja o resultado esperado.
A vacina antirrábica é obrigatória?
Sim, a vacina contra raiva é obrigatória por Lei em todo o território nacional. Ou seja, você é obrigado a imunizar o seu pet todos os anos. Essa é a forma encontrada pelas autoridades para garantir o controle da raiva em animais domésticos e, consequentemente, em humanos.
Por ser obrigatória, as Prefeituras fazem todo ano campanhas de vacinação contra a raiva. Então, fique sempre atento aos canais de comunicação da Prefeitura de seu Município. Mas caso queira que o seu pet tome a vacina em casa, você também pode solicitar o serviço de vacinação a domicílio.
Vacina contra raiva: efeitos colaterais
Embora a vacina da raiva seja fundamental para a saúde dos pets, em alguns casos podem ocorrer efeitos colaterais horas depois do imunizante ser aplicado.
Os principais efeitos colaterais da vacina antirrábica são:
- Salivação excessiva
- Sonolência
- Apatia
- Coceiras
- Inchaço na região da aplicação
- Febre
- Queda de pelo no local da aplicação
- Dores no corpo
Geralmente, os efeitos colaterais da vacina antirrábica aparecem em até seis horas após a imunização. Mas, calma, caso o seu cachorro ou gato sofra com algum, isso não significa que ele não está imunizado, apenas que o organismo dele está tendo problemas para lidar com o imunizante.
Em casos mais sérios nos quais os pets apresentam alguns sintomas como tremores, edema, vômitos e até convulsão, o indicado é levá-lo imediatamente para o médico veterinário.
Instagram